História do Ténis em Cascais – 3º capítulo

3º Capítulo

Por esta altura, Cascais, que em consequência do apadrinhamento dos reis D. Luís e D. Carlos passara a ser conhecida como rainha das praias portuguesas, transformara-se no campo privilegiado para ensaio da nova modalidade, num período marcado pela preponderância de Guilherme Pinto Basto, com vitórias conhecidas entre 1882 e 1898 e de 1900 a 1901, nos torneios organizados pelo clube, na modalidade de singulares masculinos.

Aos courts de Carcavelos e de Cascais urge associar os do Estoril, de S. João do Estoril e do Monte Estoril, decerto instalados junto às magníficas habitações que a partir de 1889 se começaram a construir na região. Saliente-se igualmente a relevância do court da Parede, a que o Correio de Cascais se refere em 1899, ao apontar que «um dos últimos melhoramentos empreendidos, no ano passado, foi a construção de um Lawn-Tennis, […] que foi levado a cabo por um grupo de banhistas», de entre os quais se parece destacar o Dr. Francisco Rompana.

Não obstante a difusão da modalidade pelo litoral, o Sporting Clube de Cascais monopolizaria as atenções dos tenistas portugueses no concelho, como se deteta da leitura d’O Tiro Civil em 1897, em que se descreve uma partida disputada entre grupos de sportmen do sul e do norte do país, anotando que estes «receberam da numerosa e seletíssima assistência de senhoras e cavalheiros ovações calorosíssimas». Já em 1899 o Correio de Cascais nos informa de que «os jogos de lawn-tennis estão otimamente arranjados, tendo sido a sua direção entregue ao distinto sportman João Ferreira Pinto». Nesse mesmo ano anunciaria que «desde as 7 horas da manhã que os jogos de lawn-tennis trabalham, disputando os contendores e elegantes contendoras, com entusiasmo, as renhidas partidas que são jogadas com mestria».

A fotografia mais antiga que por ora conhecemos acerca da prática de ténis no concelho remonta a 1899, ainda que tenha sido erradamente descrita como obtida em Carcavelos, quando, na realidade, foi captada no Sporting Club de Cascais. Note-se que nem mesmo os monarcas escaparam a esta nova moda, noticiando o Correio de Cascais, em 1901, que «Sua Majestade [o Rei] tem tomado parte em algumas partidas de tennis no Sporting». Pouco depois noticiava-se, mesmo, a realização de um torneio internacional, «festa [a que] concorreram além da gente da primeira sociedade que se encontra em Cascais, muitos estrangeiros distintos, como foram os ingleses que vieram de propósito do seu país para esse fim», caso da vencedora de Wimbledon, Blanche Hillyard.

Phone: +351 21 466 27 70/1 | 91 226 87 95
À Avenida Condes Barcelona · 2765-470 Estoril
X