Exposição Francisco Gonzalez

NOTA BIOGRAFICA

Nascido em Cascais, Francisco Gonzalez cresceu explorando as ruas da cosmopolita Vila de cheiro a mar, entre o oceano e a serra. O Guincho faz parte de si, onde em criança se entretinha a brincar com a areia, com as conchas e paus, aprendendo a ganhar respeito pela natureza. Curioso e observador, cresceu com múltiplos interesses e desde cedo começou a apreciar atentamente a beleza do mundo que o rodeia e a querer replica-la através do desenho. Aos dez anos, por um feliz acaso, surge a sua primeira paixão: o ténis. Paixão essa que cresceu durante a sua adolescência, tendo praticado durante dezasseis anos no Clube de Ténis do Estoril, e que o faz estar num court de ténis diariamente há mais de vinte anos.

Ingressou na Força Aérea, no dia em que fez dezoito anos, em busca do seu sonho de trabalhar de perto com os aviões. Foi um dia frio, característico tanto do mês de novembro, como do ambiente que o rodeava. Passados cinco anos, metade destes, passados a servir na base Aérea das Lajes, nos Açores, a sua paixão pelos aviões desvaneceu, tendo sido trocada por algo completamente diferente: a arte! 

Talvez por este contraste de vivencias entre a sua infância e adolescência e os primeiros anos da sua vida adulta, fez despertar nele a vontade de aprender mais sobre a mente humana, tendo iniciado os seus estudos em psicologia, ao mesmo tempo que consumia arte avidamente.

Autodidata, decidiu pôr mãos à obra e fazer experiencias na pintura, dando por si a apaixonar-se pelo processo de criação, pela satisfação em contribuir para que algo surja de uma tela em branco. Sobretudo pela sensação de superação e de expressão através da arte. No entanto guardava tudo só para si, por não acreditar no que fazia, por perfecionismo e por não ter qualquer formação académica em arte. Há cerca de um ano (novembro de 2022), tudo mudou quando deu por si a pensar no papel da arte na sociedade e com isto a possibilidade de contribuir para fazer do mundo um local mais consciente, mais belo e harmonioso, decidindo partilhar o que criava nas redes sociais.

Atualmente Francisco vive na Ericeira, onde divide o seu tempo entre aulas de ténis e a pintura.

Telefone 21 466 27 70 Telemóvel 91 226 87 95
À Avenida Condes Barcelona, 808 · 2765-470 Estoril
pt_PTPortuguese
X