Bate Bolas no CTE com: Roberto Vámos

ROBERTO VÁMOS

Roberto Vámos é fotógrafo e ambientalista brasileiro que já expôs no Rio de Janeiro, São Paulo, San Francisco e Bristol. Com 30 anos de carreira e uma temática que variava de retratos artísticos de povos indígenas a fotografias de viagem, Roberto está agora focando suas lentes no mundo botânico, criando retratos singelos de seres que são vitais para a nossa sobrevivência
e que costumam passar despercebidos por nós.
Nascido no Rio de Janeiro, Roberto estudou fotografia e política ambiental na Stanford University e depois obteve um mestrado em gestão ambiental pela Yale University. Como fotógrafo, sempre se dedicou em retratar as belezas do nosso mundo. Realizou sua primeira exposição individual no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no Rio de Janeiro.

Em seguida, em 1994, organizou com o fotógrafo Claus Meyer uma grande exposição sobre a África no Rio Sul Shopping Center, também no Rio de Janeiro. Teve suas fotografias publicadas por diversos jornais e revistas brasileiras, como Manchete, Geográfica Universal, Super Interessante, O Globo e Zero Hora, até que, em 1999, decidiu dedicar-se a projetos autorais.
Em 2006, Roberto Vámos exibiu a sua série “Fusões” na Galeria Vilaseca (Rio de Janeiro), e em seguida se dedicou ao seu livro “Viajanseio”, lançado em 2016 pela Editora Bambalaio. Neste mesmo ano, participou da SP Foto em São Paulo.
Em 2017, Roberto mudou-se para Cascais, Portugal, onde continua a empreender projetos de longa duração. Participou da Other Art Fair em Bristol, Reino Unido, em 2018 e da exposição coletiva Fragmentos de Temas na R. Rodyner Gallery em Cascais em 2019.

Bate Bolas com Roberto Vámos é já no próximo dia 30 Janeiro pelas 18h.
A não perder!

Sobre a EXPOSIÇÃO ARBOR ART

Arbor Art é a primeira exposição individual do fotógrafo e ambientalista brasileiro Roberto Vámos em Portugal.
O artista, que já expôs no Rio de Janeiro, São Paulo, San Francisco e Bristol, mostra no Clube de Ténis do Estoril retratos inusitados de árvores, fotografados de forma a despertar fascinação e respeito por elas.

“As plantas, e as árvores em especial, despertam a minha imaginação desde a infância. Há uma força e uma sabedoria incrível nelas. Acredito que a arte serve para nos reconectar com o encantamento da infância, com um universo formado de beleza e magia.”

Radicado em Portugal há dois anos, Roberto se inspirou nas árvores centenárias de Sintra para criar um projeto que une a arte com a defesa do meio ambiente. A exposição Arbor Art é um aperitivo de um projeto maior que tem por objetivo chamar atenção ao declínio das florestas ao redor do globo. Há hoje 3 trilhões de árvores no mundo, mas perdemos 10 mil milhões a cada ano. Nesse ritmo, em 300 anos, não haverá mais nenhuma árvore no planeta. “Alguém precisa defendê-las,” diz Roberto, “afinal, elas são vitais à nossa sobrevivência.”.

Roberto agora está focando suas lentes nos montados portugueses, ecossistema de riquíssima biodiversidade, peculiar a esta região e que também sofre com a devastação.

“Façamos o dever de casa ao proteger e regenerar as nossas florestas, que fazem parte da identidade cultural deste país.”

Telefone 21 466 27 70 Telemóvel 91 226 87 95
À Avenida Condes Barcelona, 808 · 2765-470 Estoril
pt_PTPortuguese
X