PRATICA DE TÉNIS – NORMAS ESPECIFICAS
Caros jogadores,
Ao se iniciar a utilização dos campos de ténis, teremos todos de assumir a responsabilidade de fazer cumprir com as medidas de segurança. Assim e sem prejuízo de todos devermos manter os procedimentos e recomendações de higiene e distancia social há muito publicitadas, vimos comunicar o conjunto de Normas Especificas complementares a adotar, para a prática da modalidade no CTE:
NAS INSTALAÇÕES:
- Horário funcionamento entre as 7:00 e as 22:00.
- Entrada/Saída: Efetuada exclusivamente pelo portão lateral que dá acesso ao edifício da Escola (entre o campo 2 e os campos rápidos).
- Acesso: apenas a praticantes, treinadores e aos funcionários necessários para cumprir com as normas de higiene, segurança, manutenção e o apoio administrativo dos serviços em funcionamento.
- Durante o período de permanência nas instalações, os praticantes não podem fazer-se acompanhar por familiares, amigos ou outros, salvo no caso de menores de idade e pessoas com necessidades especiais.
- Todos os praticantes (em regime de aluguer de campo ou de aulas), deverão chegar e sair o mais perto possível da hora de início e fim do seu jogo/aula.
- Todas as estruturas não essenciais à atividade ténis, e não necessárias às atividades permitidas nesta fase, permanecerão encerradas, inclusive os balneários. As casas de banho estarão abertas apenas para uso de emergência e para lavar as mãos.
- É fornecido sabão, desinfetante de mãos ou toalhetes em todos os principais pontos de contacto, mas é conveniente que o jogador providencie, complementarmente o seu material de proteção individual com que se deve fazer acompanhar (vaporizador alcoólico, gel alcoólico ou toalhete desinfetante).
- Não é permitido o Clube emprestar ou alugar equipamento, como bolas ou raquetes.
- Pagamentos e marcações devem ser efetuados preferencialmente via eletrónica.
NO COURT:
- A utilização de cada court é reduzida tendo um período mínimo de 15min sem utilização entre cada treino ou aluguer, para evitar o contato entre os atletas no momento de entrada e saída do court.
- A prática da modalidade é permitida exclusivamente em courts ao ar livre.
- As entradas no court devem ser feitas em separado e as portas devem estar abertas, antes, durante e depois do treino de modo e evitar o seu manuseamento por pessoas diferentes.
- Os bancos ou cadeiras não deverão ser utilizados.
- Um máximo de 4 (quatro) jogadores por court, procurando sempre manter uma distância de segurança de pelo menos 2 metros.
- Não devem estar mais de 2 jogadores no mesmo lado do court e as trocas de lado devem ocorrer por lados opostos da rede e ser limitadas.
- Não é permitido qualquer outro elemento no court durante o período de utilização (familiar, amigo, árbitro)
- Manter o distanciamento social em todos os momentos, incluindo nos tempos de descanso.
- É recomendável que as sessões sejam efetuadas com bolas novas e identificadas.
- O manuseamento das bolas é recomendável ser efetuado por 1 (uma) só pessoa durante toda a sessão. Para o serviço os jogadores devem ter as suas próprias bolas e serem as únicas pessoas a manusear essas bolas em todos os momentos. Recomenda-se a existência de um conjunto de bolas por jogador, devidamente identificadas.
- As raquetes e bolas não devem ser partilhadas em nenhum momento. Recomenda-se a desinfeção do corpo e punho da raquete e a colocação de um “overgrip” novo sempre que a raquete foi encordoada por outra pessoa.
- Lavar ou desinfetar as mãos antes e depois do treino e evitar o contacto com o rosto;
- Não partilhar as garrafas de água e levar a sua própria garrafa.
- Evitar contactos desnecessários em qualquer superfície ou objeto permanente do court. (rede, stick’s de singulares, cadeira de arbitro, bancos, vedações, gradeamento, rede de regularização de superficie, etc.)
- Não é permitido em nenhuma situação, o jogador ou treinador efetuar a manutenção dos courts. A manutenção é feita exclusivamente pelos profissionais da manutenção.